Museu do Açúcar do Funchal salvo por exposição itenerante em Lisboa
A notícia é do Público e testemunha que uma parte particularmente importante do espólio do famoso Museu do Açucar da Cidade do Funchal escapou incólume à recente tempestade precisamente por não se encontrar nas suas instalações habituais, mas antes em exposição em Lisboa, no Palácio da Ajuda. Segundo o Público:
“(…) Apenas dois museus – o museu municipal “A Cidade do Açúcar”, na Praça Colombo, e o museu privado Mary Jane Wilson, na Rua do Carmo, detentor de uma colecção monográfica da religiosa que viveu na Madeira no século XIX – ficaram inundados pelas fortes chuvadas que caíram sábado no território. (…) aos museus afectos à DRACM,”não sofreram qualquer dano relevante e estão hoje fechados”, como habitualmente às segunda-feiras. Vão manter-se fechados até quarta-feira, e só o Museu de Arte Sacra deverá abrir na terça-feira para poder ser visitado pelos turistas que se encontram na Madeira. (…)”
O Museu A Cidade do Açúcar tem 14 anos, fica localizado numa habitação que serviu na sua génese (Século XV) um famoso comerciante de açúcar flamengo que se sediou no Funchal e é composto por uma zona de exposição arqueológica que dá testemunho da vida madeirense nos séculos XVI e XVII e ainda pela exposição de inúmeras peças relacionadas com a indústria e exploração do açúcar.
Contactos recolhidos junto da Câmara Municipal do Funchal:
Museu A Cidade do Açucar
Localização: Praça do Colombo, 5 – Funchal
Telf: 291 23 69 10
Email: museu.acucar@cm-funchal.pt
Encerra: Sábados, Domingos e Feriados
1 Comment on "Museu do Açúcar do Funchal salvo por exposição itenerante em Lisboa"
Trackback | Comments RSS Feed
Inbound Links