By 30/04/2010 9 Comments

Jácome Restaurante – tenro, saboroso, sublime em Leça




Acompanhado de um amigo de longa data, fui para um agendado jantar. O destino era incerto, mas foi em Leça da Palmeira, por entre inúmeros restaurantes que encontramos um local de agrado. Mesmo ao lado do Porto de Leixões entramos no Jácome, o nome pode lembrar nuances italianas mas não é essa nem a origem nem o que o restaurante nos oferece. Assim como também não é um qualquer trocadilho da língua portuguesa.
O restaurante de dimensões modestas não é de todo pretensioso. A decoração é simples, limpa e com linhas modernas. Quase podia ser descrita como minimalista, mas nada disso interfere com o que o Jácome oferece. Aqui fica a confusão, pois Jácome é mesmo o nome do dono, que com as suas expressões marcadas mas afáveis nos acolhe à sala e mantém a preocupação com a nossa refeição ao longo da noite.
O forte é o peixe, mais precisamente o peixe assado no sal. O cozinheiro começa por nos mostrar a peça que desejamos, sendo quase impressionante o que trazem para grupos maiores. Peixes imponentes e que intimidam quem inicia uma refeição. Entretanto algumas entradas ao gosto podem ser servidas, conforme o que se deseja, sendo que as alheiras e pimentos facilmente agradam.
Não tardou, tivemos uma travessa a chegar até nós com o peixe completamente envolto em sal. Para apurar sabores alguma aguardente com lume finaliza a preparação. O peixe, esse é divinal, tenro, saboroso e com textura aprazível. A acompanhar, um refrescante vinho branco que em breve desapareceu.

Após o peixe, uma agradável sobremesa, tivemos ainda uma cortesia no final da refeição. Vinho fino, ao gosto de vinho do Porto, mas com uma textura mais melosa e doce. Para quem aprecia é algo sublime.

O site do restaurante pode servir para abrir o apetite, mas só uma visita pode deixar uma pessoa saciada.

Por: António Lisboa

Tags: , , , , ,





9 Comments on "Jácome Restaurante – tenro, saboroso, sublime em Leça"

Trackback | Comments RSS Feed

  1. Pedro Nunes says:

    Muito bom, mesmo. Apenas uma correcção: embora ambas as freguesias pertençam a Matosinhos o Jácome é em Leça da Palmeira e não Leça do Balio.

  2. Mapari says:

    ok. Obrigado.

  3. antonio says:

    come-se muito bem. so os empregados e’ que nem agradam ao menino jesus. todos eles se metem pelos olhos dentr0 dos clientes em especial as mulheres. eu gosto de mulheres de mas as de la sao muito exageradas. sao garotas de programa na certa.

  4. mario says:

    caro amigo tem toda a razão as empredadas de lá sao umas rameiras

  5. antónio says:

    Não conheço ainda esta casa mas pelos comentários acima vou certamente visitar em breve e com toda a certeza vou gostar, não só pela cozinha como pelo atendimento também

  6. VASCO says:

    o atendimento das empregadas é especial. tem lá uma brasileira gordinha trintona. que é de tras de orelha. é um petisco dos deuses.

Post a Comment