By 23/04/2010 4 Comments

Aldeias Históricas de Portugal – Penamacor a 13ª aldeia?




Reza a notícia que o número de visitantes das Aldeias Históricas de Portugal cresceu significativamente em 2009.  Fala-se, em concreto, das por ora 12 aldeias da Beira Interior que se associaram para criar uma marca coerente de atracção turística entre os contrafortes do Maçico da Gardunha e da Estrela e a zona raiana de Espanha.  Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso receberam quase 400 mil visitantes, 300 mil nacionais. Quem conhece a região sabe que a história das aldeias que vale a pena visitar neste concelhos interiores não se resume a estas doze magníficas representantes da herança beirã como, aliás, uma visita cuidada ao excelente sítio do associação indicia.

Estamos na primavera, a chuva não vai durar sempre e esta altura do ano é uma das mais indicadas para experimentar, visitar e conhecer a serra, a charneca e o planalto, poisando com tempo pelo menos em algumas das aldeias assinaladas. Não queira fazer tudo de uma vez, vai ver que vai querer voltar.

Sendo gentes hospitaleiras são também briosas e havendo este pretexto para subir os níveis de auto-estima de uma zona envelhecida e economicamente dependente, temos em iniciativas como esta o rastilho para recuperar alguma vaidade perdida, por isso, não se apoquente se não cumprir religiosamente o roteiro que o leva de uma a outra. Quer um exemplo, além desta doze? Imagine que se perdeu entre Sortelha e Monsanto e foi parar a Penamacor?

Pois dê um pulo ao também recuperado centro histórico desta Vila com 800 anos e surpreenda-se com uma das mais belas varanda do país. Aproveite para almoçar no renovado e agora público espaço da parada do quartel de Penamacor e encha o peito. Se tiver sorte com o dia e uns binoculos à mão… Não satisfeito, suba à singular torre de menagem, bastião milenar alinhado com Penha Garcia e tantos outros, na defesa dos primórdios da nossa fronteira e depois satisfaça finalmente a curiosidade que estas vistas lhe trouxeram sobre aquele singular povoado ali tão próximo e siga para Monsanto. E assim se juntaram 13 aldeias e não 12. Se for de superstições junte-lhe outra, surpresas não faltam nas terras raianas.

Posted in: Turísmo, Viagens

Tags: , , , , , , , , , , , , ,





4 Comments on "Aldeias Históricas de Portugal – Penamacor a 13ª aldeia?"

Trackback | Comments RSS Feed

    Post a Comment